| |

Quando se trata de sucesso, é fácil pensar que pessoas com cérebros abençoados vão inevitavelmente deixar o resto de nós na poeira. Mas novas pesquisas na Universidade de Stanford vão mudar sua opinião (e sua atitude).

A psicóloga Carol Dweck passou toda a sua carreira estudando atitudes e performances, e seus últimos estudos mostram que sua atitude é uma melhor previsão do seu sucesso que o seu QI.

Dweck notou que o centro das atitudes de uma pessoa cai em 1 de 2 categorias: uma mentalidade fixa ou uma mentalidade crescente.

Com uma mentalidade fixa, você acredita que você é quem você é e não pode mudar isso. Isso cria problemas quando você é desafiado porque qualquer coisa que parece ser mais do que você é capaz de suportar é certo de fazer você se sentir sem esperanças e sobrecarregado.

Pessoas com uma mentalidade crescente acreditam que eles podem melhorar com esforço. Eles superam aqueles com uma mentalidade fixa, mesmo se tiver um QI menor, porque eles abraçam os desafios, tratando eles como oportunidades de aprender algo novo.

O senso comum sugere que ter habilidades, como serem inteligentes, inspiram confiança. Inspira, mas somente enquanto a ida é fácil. O fator determinante na vida é como você enfrenta obstáculos e contratempos. Pessoas com uma mentalidade crescente abraçam contratempos com braços abertos.

De acordo com Dweck, sucesso na vida é tudo sobre como você lida com a falha. Ela descreve a abordagem da falha das pessoas com a mentalidade crescente desta forma.

“Falha é informação – nós rotulamos como falha, mas é mais como ‘Isso não funciona, e eu sou um solucionador de problemas, então vou tentar algo diferente”.

Independente de qual lado do gráfico você cair, você pode fazer mudanças e desenvolver uma mentalidade crescente. O que se segue são algumas estratégias que irão ajustar sua mentalidade e ajudá-lo a garantir que seja tão orientado para o crescimento quanto possível.

Não fique desamparado. Nós todos chegamos em um momento em que nos sentimos desamparados. O teste é como você reage àquele sentimento. Nós podemos tanto aprender com ele e seguir adiante ou deixar ele nos afundar. Tem inúmeros casos de pessoas bem sucedidas que nunca teriam conseguido se tivessem deixado esses sentimentos os afundar: Walt Disney foi despedido de Kansas City porque ele tinha “falta de imaginação e nenhuma boa ideia”, Oprah Winfrey foi demitida do seu trabalho como âncora em Baltimore por ser “muito emotiva em suas histórias”, Henry Ford teve duas empresas de carros falidas antes de obter sucesso com a Ford, e Steven Spielberg foi rejeitado pela escola de artes cinemáticas múltiplas vezes. Imagine o que teria acontecido com qualquer uma dessas pessoas se eles tivessem uma mentalidade fixa. Eles teriam se deixado levar pela rejeição e perdido todas as esperanças. Pessoas com uma mentalidade crescente não se sentem desamparadas porque eles sabem o que precisa ser feito para ser bem-sucedido, você tem que estar pronto para cair muito e quicar de volta para cima.

Seja apaixonado. Pessoas perseguem suas paixões implacavelmente. Eles sempre vão ser alguém com mais talento natural que você é, mas o que falta em talento para você, você pode compensar com sua paixão. As paixões dessas pessoas são o que levam a elas a perseguição implacável pela excelência. Warren Buffet recomenda encontrar sua verdadeira paixão usando, o que ele chama, a técnica 5/25: Escreva as 25 coisas que você mais se importa. Depois, risque as últimas 20. As 5 remanescentes são suas verdadeiras paixões. O resto todo são apenas distrações.

Tome ações. As pessoas com mentalidade crescente não são capazes de sobrepujar seus medos simplesmente porque são mais corajosas que o resto de nós; é só que eles sabem que o medo e ansiedade são emoções paralisadoras e a melhor forma de lidar com isso é tomando ações. Pessoas com uma mentalidade crescente sabem que não tem momento verdadeiramente perfeito para seguir em frente. Então porque esperar por um? Tomar ações tornam toda a sua preocupação com a falha em energia concentrada e positiva.

Então vá além. Pessoas dão tudo de si, mesmo em seus piores dias. Eles sempre estão exigindo cada vez mais em fazer o além. Um dos aprendizes de Bruce Lee corre cerca de 5 km com ele todo dia. Um dia, eles estavam chegando na marca dos 5 km quando Bruce disse: “Vamos fazer mais dois”. Seu aprendiz estava cansado e disse, “Eu vou morrer se eu correr mais três” Bruce respondeu: “Então faça”. Seu aprendiz ficou tão irritado que ele finalizou os 8 km inteiros. Exausto e furioso, ele confrontou Bruce sobre seu comentário, e Bruce explicou desta forma: “Desista e você realmente estará morto. Se você sempre colocar limites no que você pode fazer, físico ou qualquer outra coisa, vai se espalhar pelo resto da sua vida. Então espalhe seu trabalho, sua moralidade, em seu ser inteiro. Não há limites. Tem obstáculos, mas você não pode ficar parado atrás deles; você deve ir além deles. Se matar você, mata você. Um homem deve sempre exceder seu nível”.

Se você não melhorar um pouco a cada dia, então você tende a ficar um pouco pior – e que tipo de vida é essa?

Estime resultados. Pessoas com uma mentalidade crescente sabem que vão falhar de tempos em tempos, mas nunca deixam isso privar eles de estimar resultados. Estimar resultados deixam eles motivados e sentem o ciclo de aprimoramento. Afinal, se você não acha que vai obter sucesso, então para que se incomodar?

Seja flexível. Todos enfrentam adversidades imprevistas. Pessoas com uma mentalidade crescente abraçam as adversidades como meios de aprimoramento, oposto a quem deixa ela os segurar. Quando uma situação inesperada desafia essa pessoa, eles se mantêm flexíveis até eles obterem resultados positivos

Não reclame quando as coisas não saem do jeito que você quis. Reclamar é um sinal óbvio de pessoas com mentalidade fixa. Uma mentalidade crescente vê uma oportunidade em tudo, então não há espaço para reclamação.

Juntando tudo junto.

Mantendo o controle de como você responde às situações, você pode trabalhar todo dia para se manter no lado direito do gráfico acima.

Fonte: www.weforum.org
Tradução: Carlos Alberto Ferreira Chaves JR

Contatos

  •   Belo Horizonte/MG
  •   São Luís/MA
  •   Parauapebas/PA
  •   Marabá/PA
  •   Belém/PA

  (91)3212-2234


Email: contato@adaptrh.com.br

mapa rh