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 APRESENTAÇÃO

Liderança é um tema permanente na gestão empresarial. Em geral, os profissionais são treinados nas competências técnicas e desenvolvem grande expertise neste segmento. Entretanto, quando convidados a exercerem função ou papel de líder nas organizações deparam-se com dificuldades na condução das equipes para o alcance de resultados, ficando evidente a ausência de desenvolvimento das competências comportamentais relacionadas à interação humana.

O amadurecimento do profissional para a liderança demanda conhecimento, tempo e prática. O desenvolvimento de um líder deve ter início antes do efetivo exercício da liderança de equipes. O primeiro exercício de liderança está voltado para a liderança de si mesmo – um líder deve ser capaz de liderar a si próprio.  Para que este primeiro objetivo seja alcançado, o profissional deve desenvolver o autoconhecimento e a autocrítica. Somente depois de conhecer a si próprio ele estará apto a desenvolver a liderança para interagir com outros profissionais.

No mercado atual, a excelência em liderança é um grande diferencial. Uma organização com líderes efetivos é capaz de alcançar seus objetivos estratégicos, construindo resultados efetivos por meio da condução de suas equipes.

A QUEM SE DESTINA

Este curso é destinado a profissionais iniciados na função de liderança ou com potencial para exercê-la. 

RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

  • Facilitação do processo de autoconhecimento, identificando características próprias que favorecem ou dificultam o relacionamento interpessoal e o trabalho em equipe.
  • Conhecimento de métodos e técnicas fundamentais para o exercício da liderança.
  • Conscientização da importância da atuação inspiradora e motivadora, seja como líder ou como membro de uma equipe, influenciando mudança de atitudes e obtenção de resultados.
  • Percepção da relevância de ações estratégicas na formação e condução de equipes, tanto na aplicação dos processos de trabalho quanto na gestão das relações humanas.
  • Percepção e conscientização da diversidade humana.
  • Desenvolvimento da competência relacionamento interpessoal para a interação com os diferentes profissionais que integram as equipes.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • AUTOCONHECIMENTO E PERCEPÇÃO DO OUTRO
  • O que são paradigmas e como influenciam a percepção humana.
  • Como as crenças e valores humanos interferem no relacionamento interpessoal.
  • As diferentes linguagens e prioridades na hierarquia das organizações.
  • Diferenças individuais e o impacto no ambiente de trabalho.
  • EQUIPES DE SUCESSO
  • Percepção das diferenças entre chefiar e liderar.
  • Compreensão do conceito de excelência: eficácia + eficiência.
  • A utilização do poder e da influência na condução de equipes.
  • Como orientar ações utilizando inteligência, coração e coragem.
  • A atuação de membros de equipe como facilitadores do processo de trabalho.
  • COMUNICAÇÃO
  • Comunicação intrapessoal, interpessoal e corporativa.
  • Comunicação como um processo.
  • Principais barreiras da comunicação.
  • Como gerenciar quantidade e qualidade de informação.
  • Como construir uma comunicação com clareza e boa coordenação de idéias.
  • A ética na comunicação.
  • Responsabilidades no processo de comunicação.
  • INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
  • Conceito – o que é inteligência emocional?
  • Como utilizar as emoções para obter sucesso pessoal e profissional.
  • Como lidar com situações onde as emoções dominam as relações.
  • A imagem mental de sucesso e a sua influência na construção do futuro.
  • A importância do bom humor no ambiente de trabalho.
  • ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
  • Conceito – o que é um conflito?
  • Causas principais de conflitos no ambiente de trabalho.
  • Técnicas para diagnosticar conflitos ¾ análise e solução de divergências.
  • Estilos de administração de conflitos.
  • Obtenção de compromisso com a solução ¾ comprometimento das partes envolvidas.
  • FEEDBACK
  • Significado e importância do Feedback na gestão de pessoas e no relacionamento interpessoal.
  • Como dar e receber feedback.
  • O Feedback como ferramenta de desenvolvimento.
  • Como oferecer feedback de forma estruturada, profissional e ética.
  • MOTIVAÇÃO E COMPROMETIMENTO
  • Como estimular a motivação da equipe.
  • A equipe que produz resultados – o fator interação como fonte de motivação.
  • A energia da equipe – a importância de cada um e a importância de todos.
  • Comprometimento das competências individuais para obtenção de resultados da equipe.
  • OFICINA DE AUTOAVALIAÇÃO

Neste momento, os participantes são orientados a realizarem um processo de autoavaliação, quando poderão identificar suas características fortes, que influenciam positivamente o exercício da liderança e, suas características que necessitam ser trabalhadas para obtenção de melhores resultados. A autoavaliação é confidencial.

METODOLOGIA

O curso é dinâmico e interativo. Sua aplicação é realizada por meio de exposição dialogada (com utilização de recursos multimídia), exercícios interativos, atividades dirigidas, debates vivenciais.

Todo o conteúdo programático é trabalhado com foco na aplicação prática do dia a dia, utilizando-se uma abordagem objetiva e de fácil compreensão. 

CARGA HORÁRIA E DATA
16 hs
Data 01 e 02/09

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  Belém /PA (91) 3212-2234 /3218-4698 /98034-0009

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